
INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português
10.12957/redoc.2022.64541
ISSN2594-9004
AutoresClaudia Sá Rego Matos, Caroline Montezi de Castro Chamusca, Larissa Valiate, Douglas Falcão Silva,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO trabalho apresenta relato de experiência de ações de Educação Museal Online, com especial ênfase para visitas, envolvendo Instrumentos Científicos Históricos do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no contexto da pandemia de Covid-19. O texto inicia apresentando os desafios enfrentados por pesquisadores da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência e foca nas soluções adotadas pelo projeto Popularização da C&T a partir dos Instrumentos Científicos de valor Histórico do MAST com a realização de postagens no Facebook e visitas online. Em seguida, apresenta-se referencial teórico-metodológico destas ações baseado em modelos e modelagens, interatividade e Tendências Pedagógicas Progressistas. São narradas as experiências de adaptação de duas visitas presenciais para a modalidade online, bem como sua execução. Por fim, a partir destas experiências, considera-se que as visitas online obtiveram: relações conversacionais mais aprofundadas, formas análogas de interatividade com a experiência das visitas presenciais e grande abrangência geográfica. Entretanto, é preciso considerar como desafios a inclusão de práticas que promovam maior acessibilidade e formas de levar tais ações a pessoas sem internet de banda larga.
Referência(s)