Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A reforma do ensino médio e as reformas empresariais na educação

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 62 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n62.23197

ISSN

1983-9278

Autores

Evaldo Piolli, Mauro Sala,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho que analisa as reformas educacionais desencadeadas a partir de 2016 no Brasil. Discute a estratégia do setor empresarial e sua atuação na construção dos consensos em torno de sua agenda, com destaque para o Movimento pela Base e de como o tema da BNCC ganha centralidade no projeto da reforma educacional. Analisa o contexto da promulgação da Reforma do Ensino Médio, adotando o pressuposto de que a Lei 13.415/2017 foi uma lei ampla de reforma do ensino no país. Ao introduzir a BNCC, a Reforma do Ensino Médio disparou uma ampla reforma na Educação Básica, consolidando o projeto empresarial centrado nos testes globais, nas avaliações padronizadas, na responsabilização escolar e docente, como também, na flexibilização do currículo, o que se deu com a introdução dos itinerários formativos no Ensino Médio. A flexibilização curricular amplia as possibilidades de privatização do ensino com as parcerias publico-privadas e para a educação à distância. A reforma atingiu o Educação Superior, sobretudo com a promulgação da BNC – formação alinhada às matrizes da BNCC. Por fim, o artigo apresenta, de forma breve, algumas das lutas e resistências recentes dos educadores e dos movimentos sociais a esse projeto amplo de reforma empresarial da educação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX