
Busca ativa de crianças com atraso no calendário vacinal: uma pesquisa-ação
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 14 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i14.36787
ISSN2525-3409
AutoresAmanda Rebouças Bezerra de Menezes, Alberta Oliveira Roque, Aléssia de Alencar Araripe Gurgel, Amanda Bezerra Duarte de Oliveira, Ana Lívia Machado Sales, Lívia de Melo Maia, Ana Júlia Bezerra Castaldelli, Ana Leticia Lira Paulino, Berta Augusta Faraday Sousa Pinheiro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoIntrodução: A imunização de crianças é um método necessário para a redução das taxas de mortalidade infantil e para o desenvolvimento da capacidade imune; porém, muitas vezes, não é priorizada por pais e responsáveis. A realização de um diagnóstico situacional, por meio dados contidos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), evidenciou baixa adesão à vacinação. Diante disso, o projeto teve como objetivo a atualização do calendário vacinal das crianças do bairro Manoel Dias Branco, localizado em Fortaleza, Ceará, por meio de uma ação de incentivo a vacinação. Metodologia: trata-se de uma pesquisa-ação, realizada por alunas do curso de medicina do de uma universidade particular de Fortaleza em parceria com a UAPS Rigoberto Romero entre março e maio de 2022, com crianças de 0 a 12 anos adscritas na UAPS. Resultados e Discussão: constatou uma elevada procura pelos imunobiológicos, mostrando que são importantes ações por toda a equipe para a promoção da educação em saúde, pois o aprendizado sobre os imunobiológicos permite a corresponsabilização da comunidade, gerando um impacto significativo. Conclusão: Por meio desta experiência, constata-se a relevância do desenvolvimento de ações para o incentivo à imunização. Logo, tendo sido evidenciado o aumento na demanda de vacinas no período pós-pandemia, atuar em campanhas de vacinação é de grande importância para a população, sendo necessária a promoção dessas intervenções com uma maior frequência na comunidade.
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