
Do ensaio à cena no teatro de Athena/ From rehearsal to the scene at the theatre of Athena
2022; Volume: 42; Issue: 67 Linguagem: Português
10.17851/2359-0076.42.67.127-148
ISSN2359-0076
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoResumo: Athena – Revista de Arte foi publicada entre 1924 e 1925 em Lisboa, formada por série de cinco números que compõem o primeiro volume da revista idealizada e realizada por Fernando Pessoa. Sua constituição literária conta com a colaboração de autores estritamente vinculados às relações pessoanas e com traduções do poeta, sendo o destaque, porém, apresentado pela estreia dos heterônimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis e pela presença das obras em conjunto de heterônimos e ortônimo. O presente artigo tratará da reunião do universo heteronímico que vem a público, pela primeira vez, nas páginas de Athena, a partir de sua gênese, que remonta a um projeto longínquo e permanente na vida literária de Pessoa, cujos registros estão localizados no espólio do autor na Biblioteca Nacional de Portugal. A partir de pesquisa de documentos do espólio, de textos pessoanos e outras referências teóricas, serão apresentados alguns pontos de contato entre projeto e revista. Considerados objetos de estudo em si, alguns de seus elementos constitutivos permitiram observar o desenvolvimento do projeto na forma de ensaios, em muitas e variadas versões, até realizar-se numa espécie de encenação verificada na revista, suporte e ambiente do desenrolar do drama heteronímico. Configura-se Athena numa espécie de teatro, onde se apresentam, em cena, os personagens-drama de Fernando Pessoa.Palavras-chave: estudos literários portugueses; revistas literárias portuguesas; estudos pessoanos.Abstract: Athena – Revista de Arte was published between 1924 and 1925 in Lisbon, formed by a series of five issues that make up the first volume of the magazine, which was conceived and carried out by Fernando Pessoa. Its literary constitution receives the collaboration of authors closely tied to Pessoa’s inner circle and it also includes translations by him; however, the highlights were the debut of heteronyms Alberto Caeiro and Ricardo Reis and the presence of works of heteronyms and orthonyms together. This article will address the gathering of the heteronymic universe that comes to public, for the first time, in the pages of Athena, from its genesis, which dates back to a distant and permanent project in Pessoa’s literary life, whose records are located in the author’s estate at the National Library of Portugal. Stemming from research of documents in Pessoa’s estate, his texts and other theoretical references, this article presents some points of contact between his project and Athena magazine. They are considered objects of study themselves, and analysing some of their constituent elements allowed us to observe the development of the project in the form of essays, in multiple versions, until it was carried out in a kind of staging that takes place in the magazine, which is the environment where the heteronymic drama unfolds. Athena acts as a kind of theater, where the drama-characters of Fernando Pessoa are presented on stage.Keywords: Portuguese literary studies; Portuguese literary magazines; Pessoan studies.
Referência(s)