
A INFLUÊNCIA DA POSTURA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO PÓS-AVALIAÇÃO
2022; Volume: 3; Issue: 11 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v3i11.2132
ISSN2675-6218
AutoresSimone Oliveira Veras, Feliciano Barnabé Cassanga Ndala, Rogério Saraiva de Souza,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoTendo em vista a avaliação da aprendizagem como parte essencial do processo de ensino, o trabalho aqui apresentado buscou provocar reflexões sobre a importância do ato avaliativo numa perspectiva acolhedora, principalmente no momento natural de tensão causado nos estudantes pelo contexto pós-avaliativo. Para tanto, foram traçadas relevantes discussões acerca da postura do professor na construção da autoestima dos alunos no panorama do pós-avaliação. Nessa perspectiva, elegeu-se como objeto geral do estudo analisar a influência da postura docente no processo de construção da autoestima dos alunos no contexto do pós-avaliação da aprendizagem escolar. Ademais, o presente artigo, configurou-se como um estudo descritivo de abordagem mista, cujos instrumentos de coleta de dados foram observações e aplicação de questionários, sendo o campo de investigação uma Escola Municipal situada na Zona Rural da cidade de Teresina-PI, Brasil, e tendo como público-alvo, estudantes e professores do Ensino Fundamental da referida escola. Toda a discussão teórica em torno do tema abordado, foi construída a partir de estudiosos como: Piaget (2014), Freire (1999), Ranghetti (2002), Haydt (1988), Hoffman (2009), dentre outros. Por fim, as considerações finais do trabalho não pretenderam encerrar, mas sim, provocar novas investigações e reflexões sobre o tema, considerando que todo estudo que intencione reflexões aos docentes sobre suas práticas pedagógicas, podem promover mudanças refletidas, somando-se a trocas, estudos e planejamentos contínuos e colaborando com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
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