Investigando a arquitetura da praça da república da cidade de Belém (PA) – Brasil, como cenário à abordagens sociointeracionistas ao ensino de geometria no ensino fundamental

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n11-059

ISSN

2525-8761

Autores

Afonso Costa Da Silva Filho, Washington Luiz Pedrosa Da Silva, Gustavo Nogueira Dias, Gilberto Emanoel Reis Vogado, Cássio Pinho dos Reis, Ademir Ferreira Silva, Fabrício da Silva Lobato, Alessandra Epifânio Rodrigues, Eldilene da Silva Barbosa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este trabalho apresenta abordagens didáticas intermediadas por cenários urbanos do cotidiano de educandos que podem contribuir para aprendizagens mais eficazes da disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa bibliográfica busca, na metodologia sociointeracionista, um vetor de ensino e baseia-se em trabalhos de historiadores, matemáticos, cartógrafos, jornalistas, dentre outros profissionais ligados a temática, além de investigação autoral realizada in loco, para exploração de imagens e coleta de informações com populares sobre os patrimônios histórico-arquitetônicos que são objetos de problematizações matemáticas nesta obra. Os resultados obtidos sinalizam possibilidades plausíveis de abordagens didáticas de ensino que, utilizando a arquitetura centenária da Praça da República em Belém do Pará, traduz-se em formas de aprendizado dinâmico e significativo aos alunos.

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