
Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar
2022; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 15; Issue: 11 Linguagem: Português
10.25248/reas.e11224.2022
ISSN2178-2091
AutoresAndrei Pompeu Antunes, Silvana Bastos Cogo, Ariele Priebe Reisdorfer, Vanúzia Sari, Aline Gomes Ilha, Graciela Dutra Sehnem, Elisabeta Albertina Nietsche, Graziele de Lima Dalmolin, Elise de Fátima Rodrigues Dias, Márcio Rossato Badke,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: Avaliar o conhecimento de professores e funcionários atuantes na Educação Básica da rede municipal da Quarta Colônia de Imigração Italiana do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, sobre primeiros socorros em ambiente escolar, após capacitação exigida pela Lei Lucas. Métodos: Estudo transversal, do tipo survey. Participaram 50 professores e 22 funcionários de 25 escolas. Os dados foram coletados de agosto a outubro de 2020, por meio de questionário online via Google Formulários, enviado por e-mail. Na análise, empregou-se a estatística descritiva. Resultados: Houve média de 62,93 acertos, o que correspondeu a 87,4%. Os maiores índices referiram-se às questões sobre a conduta da escola após situação de urgência e emergência (100%) e identificação de obstrução de via aérea (98,6%). Conclusão: A capacitação foi benéfica para o conhecimento de professores e funcionários sobre primeiros socorros em ambiente escolar, havendo significativa retenção de conhecimento cerca de um ano após a sua ocorrência.
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