Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A etnofísica em teses e dissertações: uma revisão na perspectiva decolonial

2022; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 9; Issue: 21 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v9i21.16124

ISSN

2358-1840

Autores

Alessandro De Sousa Ramos, Alexandre Leite dos Santos Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho teve por objetivo traçar as características da produção acadêmica nacional sobre etnofísica. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura em arquivos digitais a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise descritivo-interpretativa foi feita com a perspectiva decolonial. Os resultados mostraram uma predominância de trabalhos na região Norte, no âmbito de Programas de Pós-Graduação de Mestrados Profissionais na área de Ensino e de Ciências Exatas. A maioria dos trabalhos é voltada para o ensino na educação básica e destacam-se os conteúdos de termologia, mecânica e astronomia. Percebe-se na maior parte da produção analisada o distanciamento dos conceitos e procedimentos da etnometodologia, sobretudo a etnografia. Há, contudo, uma aproximação com a etnomatemática quanto à conceituação e nos objetivos. Do ponto de vista decolonial, aponta-se a necessidade da adoção do pensamento de fronteira, da conceituação não eurocêntrica da etnofísica e do desenvolvimento de alternativas pedagógicas dentro da interculturalidade crítica com base na ideia da pluriversalidade.

Referência(s)