Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desenvolvimento e avaliação do uso de um objeto virtual de aprendizagem com simulação virtual sobre alginato

2022; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30979/revabeno.v22i2.1949

ISSN

2595-0274

Autores

Fábio de Cesare, Gabriele Santos Araújo, Rodrigo Alves Tubelo, Stéfani Becker Rodrigues, Vicente Castelo Branco Leitune, Fabrício Mezzomo Collares,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo do presente estudo foi desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre materiais de moldagem, com ênfase no alginato, e avaliar a influência do seu uso sobre o aprendizado teórico e habilidade clínica de estudantes de Odontologia, assim como sobre as propriedades física e mecânica material. Sessenta e quatro estudantes receberam aula teórica expositiva sobre alginato e posteriormente foram divididos em 2 grupos, Controle (n=30) e OVA (n=34). O grupo OVA teve acesso à ferramenta educacional composta de conteúdo teórico e simulação de espatulação do alginato, sendo sua habilidade avaliada. Todos os participantes realizaram um pré-teste após a aula teórica, assim como testes de habilidade de manipulação do material, o qual foi submetido a ensaio de resistência à compressão e reprodução de detalhes. Uma avaliação pós-teste foi realizada após quinze dias. Os resultados dos grupos foram comparados pelo teste t, modelo de regressão logística e as variáveis significativas foram incluídas no modelo de regressão múltipla. Todas as análises foram conduzidas com significância de 5%. Na simulação do OVA 75% dos usuários obtiveram nota máxima e os resultados das avaliações teóricas não indicaram diferença estatística entre os grupos. O uso do OVA está relacionado à maior habilidade clínica, com 3,76 mais chances de correta incorporação do pó. No ensaio de resistência à compressão a média dos grupos foi superior ao preconizado pela norma, OVA 0,86±0,03 e Controle 1,09±0,04. A ferramenta desenvolvida exerce influência positiva sobre a habilidade clínica e propriedade mecânica do material estudado, constituindo-se como promissora estratégia de aprendizagem virtual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX