
Desenvolvimento e avaliação do uso de um objeto virtual de aprendizagem com simulação virtual sobre alginato
2022; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30979/revabeno.v22i2.1949
ISSN2595-0274
AutoresFábio de Cesare, Gabriele Santos Araújo, Rodrigo Alves Tubelo, Stéfani Becker Rodrigues, Vicente Castelo Branco Leitune, Fabrício Mezzomo Collares,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo do presente estudo foi desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre materiais de moldagem, com ênfase no alginato, e avaliar a influência do seu uso sobre o aprendizado teórico e habilidade clínica de estudantes de Odontologia, assim como sobre as propriedades física e mecânica material. Sessenta e quatro estudantes receberam aula teórica expositiva sobre alginato e posteriormente foram divididos em 2 grupos, Controle (n=30) e OVA (n=34). O grupo OVA teve acesso à ferramenta educacional composta de conteúdo teórico e simulação de espatulação do alginato, sendo sua habilidade avaliada. Todos os participantes realizaram um pré-teste após a aula teórica, assim como testes de habilidade de manipulação do material, o qual foi submetido a ensaio de resistência à compressão e reprodução de detalhes. Uma avaliação pós-teste foi realizada após quinze dias. Os resultados dos grupos foram comparados pelo teste t, modelo de regressão logística e as variáveis significativas foram incluídas no modelo de regressão múltipla. Todas as análises foram conduzidas com significância de 5%. Na simulação do OVA 75% dos usuários obtiveram nota máxima e os resultados das avaliações teóricas não indicaram diferença estatística entre os grupos. O uso do OVA está relacionado à maior habilidade clínica, com 3,76 mais chances de correta incorporação do pó. No ensaio de resistência à compressão a média dos grupos foi superior ao preconizado pela norma, OVA 0,86±0,03 e Controle 1,09±0,04. A ferramenta desenvolvida exerce influência positiva sobre a habilidade clínica e propriedade mecânica do material estudado, constituindo-se como promissora estratégia de aprendizagem virtual.
Referência(s)