
PLANEJAMENTO, POLÍTICA EDUCACIONAL E AUTISMO: UM ESTUDO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O AUTISMO NO TERRITÓRIO DE COLINAS DO TOCANTINS
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18542/nra.v10i2.13518
ISSN2318-1346
AutoresMaykon Dhonnes de Oliveira Cardoso, Rosilene Lagares, Robson Vila Nova Lopes, Denise De Amorim Ramos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais constitui o Transtorno do Espectro do Autismo como uma alteração associada ao neurodesenvolvimento. Atualmente, nas escolas brasileiras os indicadores de estudantes diagnosticados com a alteração aumentam consideravelmente. O objetivo deste estudo é analisar a meta 04 e suas estratégias instituídas no Plano Municipal de Educação (PME) em vigor pela Lei Municipal n° 1.421 de Colinas do Tocantins. Para tanto, identificou-se a meta 04 do Plano Municipal de Educação (PME) de Colinas do Tocantins que se associa à temática proposta, verificando as estratégias que se vinculam à discussão. Buscou-se analisar o relatório referente ao biênio 2017/2018 aferindo a execução das estratégias. Trata-se de um estudo exploratório, bibliográfico e documental em relação ao delineamento dos procedimentos metodológicos. Concluiu-se que existem estratégias no Plano Municipal de Colinas do Tocantins vinculadas à inclusão do Autismo e de estudantes com Autismo na educação básica, entretanto, a atenção específica por meio de política pública deixou a desejar, sendo tratada de forma superficial situando apenas o AEE – Atendimento Educacional Especializado como ponto principal de desenvolvimento.
Referência(s)