Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação de professores de educação física das escolas do ensino básico do interior do Ceará

2022; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Coordenadoria de Pesquisa e Inovação; Linguagem: Português

10.47519/eiaerh.v8.2022.id410

ISSN

2446-7154

Autores

Stela Lopes Soares, Viviany Caetano Freire Aguiar, George Almeida Lima, Maria Iranilda Meneses Almeida, Caio César da Silva Araújo, Heraldo Simões Ferreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Busca-se refletir sobre o perfil de professores de educação física, diante da sua trajetória histórica a partir do contexto educacional brasileiro. Inicialmente, as metodologias tradicionais de ensino eram centradas no professor. Com base nos estudos de García (1995), Tardiff (2002), Gatti (2016), o professor precisa compreender esse processo histórico para ter parâmetros como base de ensino e estar aberto a novos caminhos, devido a sua formação ser contínua e dinâmica. A pesquisa é de campo e exploratória, com o locus no Município de Sobral, especificamente nas escolas de ensino básico. Os resultados mostraram que parte dos professores não tiveram contato com conteúdos relacionados à promoção da saúde e que não tinham alguma pós-graduação sobre o tema. Portanto, é necessário pensar no processo de formação continuada como um instrumento essencial na qualificação docente aliado com a escola para possibilitar novas metodologias de ensino.

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