
Formação de professores de educação física das escolas do ensino básico do interior do Ceará
2022; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, Coordenadoria de Pesquisa e Inovação; Linguagem: Português
10.47519/eiaerh.v8.2022.id410
ISSN2446-7154
AutoresStela Lopes Soares, Viviany Caetano Freire Aguiar, George Almeida Lima, Maria Iranilda Meneses Almeida, Caio César da Silva Araújo, Heraldo Simões Ferreira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoBusca-se refletir sobre o perfil de professores de educação física, diante da sua trajetória histórica a partir do contexto educacional brasileiro. Inicialmente, as metodologias tradicionais de ensino eram centradas no professor. Com base nos estudos de García (1995), Tardiff (2002), Gatti (2016), o professor precisa compreender esse processo histórico para ter parâmetros como base de ensino e estar aberto a novos caminhos, devido a sua formação ser contínua e dinâmica. A pesquisa é de campo e exploratória, com o locus no Município de Sobral, especificamente nas escolas de ensino básico. Os resultados mostraram que parte dos professores não tiveram contato com conteúdos relacionados à promoção da saúde e que não tinham alguma pós-graduação sobre o tema. Portanto, é necessário pensar no processo de formação continuada como um instrumento essencial na qualificação docente aliado com a escola para possibilitar novas metodologias de ensino.
Referência(s)