
Segurança do paciente: proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência
2022; Editora Rede UNIDA; Volume: 8; Issue: sup2 Linguagem: Português
10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p19-40
ISSN2446-4813
AutoresErlon Gabriel Rego de Andrade, Rosinelle Janayna Coêlho Caldas, Antônio Breno Maia de Araújo, Natália Cristina Costa dos Santos, Silvia Tavares de Amorim, Camila Neves Lima, Maicon de Araújo Nogueira, Vera Lúcia Gomes de Oliveira, Mary Elizabeth de Santana,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: relatar a experiência de elaboração de uma proposta de protocolo de enfermagem para avaliar e identificar riscos em unidade de urgência e emergência. Métodos: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido no contexto das aulas práticas supervisionadas do componente curricular Enfermagem em Urgência e Emergência, ministrado no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no segundo semestre de 2015. Aplicou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, tendo como cenário um hospital de pronto-socorro do município de Belém, Pará, Brasil. Utilizando a classificação padronizada da North American Nursing Diagnosis Association, foram eleitos os diagnósticos de enfermagem “risco de choque”, “risco de queda”, “risco de aspiração” e “risco de infecção”, por sua predominância observada entre os pacientes atendidos. Resultados: a proposta compunha-se de nove laudas e seis seções primárias: definições; finalidades; abrangência; justificativa; procedimentos operacionais para avaliar os riscos; e identificação dos riscos, cujo conteúdo foi normalizado segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para trabalhos acadêmicos. A experiência corroborou ganhos multilaterais, pois contemplou os estudantes, os docentes e o cenário de prática. Considerações Finais: ancorado na Metodologia da Problematização, o processo ensino-aprendizagem conduziu os estudantes a adotarem, na sua prática diária, postura e atitude crítico-reflexivas em torno da segurança do paciente, da atuação da equipe de enfermagem e da educação em enfermagem.
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