
PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ- UNIOESTE
2022; Volume: 17; Issue: 43 Linguagem: Português
10.48075/educare.v17i43.29668
ISSN1981-4712
AutoresAna Paula da Silva Leonel, Letícia Nunes Goulart, Lindomar Lindolfo Steffen, Luís Demétrio Broetto, Sophia Castilho Steffen,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo trata da importância do curso pré-vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior. Este é um estudo qualitativo de cunho histórico, bibliográfico e com relatos de experiência. A Unioeste está comemorando 25 anos da implantação de seu Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE). Discute-se ações no campo educacional que fomentam legislações e diretrizes culminando na reserva de 5% de vagas para pessoas com deficiência a partir do vestibular de 2022. O curso pré-vestibular criado em 2007 tem como objetivo atender alunos de baixa renda que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, e garantir a participação da pessoa com deficiência. Os diversos relatos de profissionais do PEE descrevem a importância desse programa que promove condições de inclusão e permanência da pessoa com deficiência na universidade.
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