
A pandemia e o desenvolvimento das competências socioemocionais de professores da educação técnica e profissional
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n11-189
ISSN2525-8761
AutoresRose Aparecida de França, Roberto Kanaane,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo teve como propósito, considerando o atual contexto de crisea Covid-19, caracterizar as competências socioemocionais de professores do ensino profissional e técnico, tendo em vista a prática docente decorrente de aulas virtuais. Foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas, método descritivo conjugado ao método exploratório, além da pesquisa bibliográfica para explanação e conhecimento sobre a temática: competências socioemocionais e prática docente em tempos de crise. O procedimento utilizado foi um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual de Francisco Morato, situada na região metropolitana da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa: professores, coordenadores e diretor. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário elaborado no google forms encaminhado aos respondentes. O estudo demonstrou que os professores, no âmbito das aulas virtuais, sentiram dificuldades no ensino remoto, porém, desenvolveram competências socioemocionais importantes no período de isolamento, assim como, a adaptação às novas tecnologias e metodologias propostas, sendo capazes de mobilizar tais competências em sua prática docente.
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