Sistema para identificação e monitoramento de estudantes em risco de evasão
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n11-239
ISSN2525-8761
AutoresBaldoíno Sonildo da Nóbrega, Joab da Silva Maia, Marcelo A. Silva Filho, Edivan Enéas A. Júnior, Moabe Barbosa Alves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA evasão escolar tem causado prejuízos financeiros, sociais e culturais. Em relação ao ensino superior, no Brasil, foi identificado na última década que 59% dos alunos desistiram do seu curso de ingresso. As altas taxas de abandono no ensino superior retardam o desenvolvimento do país, o qual necessita de pessoas qualificadas para evoluir em educação, pesquisa, inovação e tecnologia. Diante disto, as instituições de ensino superior necessitam de mecanismos que possam acompanhar o risco de evasão dos seus alunos, para em seguida traçar estratégias de combate a esse fenômeno. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um sistema para detecção e monitoramento de alunos em risco de evasão. A pesquisa foi realizada em parceria com uma instituição de ensino pública, a partir dos dados acadêmicos e socioeconômicos dos estudantes de graduação. Através de métodos estatísticos, foi realizada a seleção e classificação das variáveis que poderiam ser consideradas relevantes para o estudo da evasão e em seguida, foram analisados os resultados dos melhores modelos de aprendizado de máquina para esses dados. Dos vários modelos avaliados, o XGBoost (Extreme Gradient Boosting) foi o que melhor se adaptou aos dados com boas métricas, eficiência, calibrado e com recall próximo de 0,85. A pesquisa trouxe contribuições relevantes para a instituição analisada ao disponibilizar uma plataforma para acompanhar período a período os alunos com risco de abandono do curso. Também foi identificado que a maior proporção da evasão está ocorrendo nos períodos iniciais, entre estudantes com CRE muito baixo, alta reprovação por falta e com idade elevada.
Referência(s)