Agenda 2030 e a carta da terra como ferramenta para a educação ambiental e mobilização social
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n11-268
ISSN2525-8761
AutoresAlesandra Bez Birolo, Oldemar de Oliveira Carvalho,
Tópico(s)Environmental Education and Sustainability
ResumoA Agenda 2030, enquanto um plano de ação global, assumido pelo Brasil e mais 192 países para efetivar os direitos humanos e para promover o desenvolvimento sustentável, ainda é pouca conhecida e trabalhada no processo de formação docente, bem como a Carta da Terra, outro tratado importante que este ano fez 21 anos. O presente trabalho avaliou o grau de engajamento no ensino fundamental final II, frente a Agenda 2030 e a Carta da Terra, utilizando o tema mudança climática, por um modelo de questionário que compreende cinco fatores: conhecimento, atitude, preocupação, responsabilidade e atividade. Como tornar estes tratados internacionais aplicáveis nas salas de aula e qual o nível de engajamento dos alunos de Ciências do Ensino Fundamental Final II possuem com o tema proposto? A educomunicação foi usada como fundamentação teórica para entender o processo de formação dos alunos. As aulas aconteceram via agendamentos das escolas. O questionário foi aplicado dentro de uma instituição do terceiro setor, Instituto Ekko Brasil (IEB), que trabalha com um programa ambiental denominado PAIE (Programa de Atendimento as Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão). No total, 45 questionários foram preenchidos e validados. Destes, 27 foram preenchidos por estudantes do gênero feminino, entre 12 e 14 anos, e 18 do gênero masculino, de 13 a 15 anos. Os dados obtidos indicam que 98% dos estudantes desconhecem a Agenda 2030 e a Carta da Terra e 77% afirmam que não é de sua responsabilidade agir de forma favorável ao clima. Os dados foram disponibilizados pelo IEB, que tratou do tema com estudantes da rede pública e privada de ensino da Grande Florianópolis na forma de aulas assíncronas, no espaço educomunicativo, mantido dentro do Centro de Pesquisa da Instituição.
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