O fenômeno da “selfie” no Museu Oscar Niemeyer: um olhar sobre a instituição, os visitantes e os artistas expositores
2022; Volume: 05; Issue: 02 Linguagem: Português
10.22323/3.05020207
ISSN2611-9986
AutoresLuiza Moura Schnitzler, Cláudia Irene de Quadros,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoEste artigo tem como objetivo promover debates sobre a presença do fenômeno da selfie no museu a partir do olhar da comunicação institucional, dos públicos e de artistas expositores. Para isso, investigou-se o Museu Oscar Niemeyer localizado na cidade de Curitiba-PR/Brasil. Diferentes métodos e técnicas foram adotados nesta pesquisa: uma netnografia, um survey e entrevistas semiestruturadas. Com base nos resultados, é possível afirmar que o museu investigado utiliza a selfie como estratégia de comunicação em suas plataformas de redes sociais digitais, assim como seus visitantes possuem uma prática semanal com o fenômeno e muitos artistas têm pensado na selfie durante o desenvolvimento de trabalhos artísticos.
Referência(s)