
Autopercepção de queixas de memória e de qualidade do sono em universitários
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 30; Linguagem: Português
10.34024/rnc.2022.v30.14241
ISSN1984-4905
AutoresAntônio Vitor da Silva Roseno, Crislaynne Kelly Carvalho de Melo, Arthur José Lopes da Silva, Tayná Fernandes Pessoa, Gabrielly Alves de Santana, Libini Evelyn De Souza Santiago, Déborah Lúcia Feitosa Montenegro, Larissa Nadjara Alves Almeida, Ivonaldo Leidson Barbosa Lima,
Tópico(s)Cognitive Functions and Memory
ResumoIntrodução. Para um bom funcionamento dos processos de memória é indispensável que o indivíduo tenha uma boa qualidade de sono. Com isso, uma má qualidade de sono pode impactar na memória dos estudantes universitários. Objetivo. Verificar a associação entre a autopercepção da qualidade do sono e das queixas de memória em jovens universitários. Método. Trata-se de um estudo de campo transversal, de caráter analítico, com abordagem quantitativa. A população do estudo foi composta por meio de uma amostra de 519 estudantes, selecionados por conveniência, não-probabilística, com média de idade de 22,9±5,5, sendo 408 mulheres 111 homens. Para a coleta dos dados, foram utilizados: o questionário de Memória Prospectiva e Retrospectiva para analisar as queixas de falha de memória; um questionário, elaborado pelos pesquisadores, para identificar as queixas de memória relacionadas ao ambiente acadêmico; e o Índice de qualidade do Sono de Pittsburg para verificar a qualidade do sono. Os dados foram analisados estatisticamente, de forma descritiva e inferencial, por meio do teste Qui-Quadrado, com p<5%. Resultados. Foi possível observar que os estudantes declaram ter uma boa qualidade do sono. Verificou-se que os estudantes que referem uma pior qualidade do sono sinalizaram uma maior frequência nas queixas de memória. Os participantes que acreditam que a rotina universitária provoca um aumento nas falhas de memória afirmaram ter uma qualidade do sono muito ruim. Conclusão. Há associação entre qualidade do sono e queixas de memória. Os discentes que referem uma pior qualidade do sono apresentam maior frequência nas queixas de memória.
Referência(s)