Artigo Acesso aberto

Virtualização de experimentos do laboratório didático de redes de computadores para a flexibilidade, redução de custos e uso remoto

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n11-277

ISSN

2525-8761

Autores

Graça Bressan, Fernando Luís Gutiérrez López, Fernando Redígolo, Ákio Nogueira Barbosa, Regina Melo Silveira, Wilson Vicente Ruggiero,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

As limitações impostas pelo distanciamento social durante a pandemia representaram um grande desafio para todos os educadores manterem o ensino com tais limitações. Neste artigo, primeiramente apresentamos como a disciplina Laboratório de Redes de Computadores do curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo evoluiu de uma configuração com equipamentos físicos para a virtualização de experimentos por meio de simuladores e emuladores. Essa virtualização foi um elemento decisivo para viabilizar a mudança para atividades remotas durante a pandemia. O curso visa oferecer aos alunos a oportunidade de contato com as múltiplas tecnologias de redes de computadores por meio de experimentos, que tratam de diferentes temas relacionados a tecnologias, protocolos e estratégias utilizadas em redes de computadores. As atividades práticas permitem que os alunos compreendam os conceitos estudados nas disciplinas teóricas. A transformação para atividades realizadas totalmente online foi possível graças à prévia virtualização de ambientes com o uso de emuladores e simuladores de rede e com a ferramenta de reunião virtual Zoom. O LMS Ae (Learning Management System Ae) foi utilizado como sistema de apoio e vídeos demonstrativos dos procedimentos experimentais foram utilizados em alguns casos como material complementar. Os tópicos experimentais são: cabeamento estruturado, tecnologia Ethernet, protocolo IP, protocolos de roteamento RIP e OSPF, protocolos multicast, protocolo BGP, redes sem fio, redes definidas por software, redes de sensores sem fio, segurança de rede, programação para computação quântica. Os resultados do ensino a distância foram avaliados comparando-se a média de notas e frequência em relação aos anos anteriores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX