Virtualização de experimentos do laboratório didático de redes de computadores para a flexibilidade, redução de custos e uso remoto
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n11-277
ISSN2525-8761
AutoresGraça Bressan, Fernando Luís Gutiérrez López, Fernando Redígolo, Ákio Nogueira Barbosa, Regina Melo Silveira, Wilson Vicente Ruggiero,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoAs limitações impostas pelo distanciamento social durante a pandemia representaram um grande desafio para todos os educadores manterem o ensino com tais limitações. Neste artigo, primeiramente apresentamos como a disciplina Laboratório de Redes de Computadores do curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo evoluiu de uma configuração com equipamentos físicos para a virtualização de experimentos por meio de simuladores e emuladores. Essa virtualização foi um elemento decisivo para viabilizar a mudança para atividades remotas durante a pandemia. O curso visa oferecer aos alunos a oportunidade de contato com as múltiplas tecnologias de redes de computadores por meio de experimentos, que tratam de diferentes temas relacionados a tecnologias, protocolos e estratégias utilizadas em redes de computadores. As atividades práticas permitem que os alunos compreendam os conceitos estudados nas disciplinas teóricas. A transformação para atividades realizadas totalmente online foi possível graças à prévia virtualização de ambientes com o uso de emuladores e simuladores de rede e com a ferramenta de reunião virtual Zoom. O LMS Ae (Learning Management System Ae) foi utilizado como sistema de apoio e vídeos demonstrativos dos procedimentos experimentais foram utilizados em alguns casos como material complementar. Os tópicos experimentais são: cabeamento estruturado, tecnologia Ethernet, protocolo IP, protocolos de roteamento RIP e OSPF, protocolos multicast, protocolo BGP, redes sem fio, redes definidas por software, redes de sensores sem fio, segurança de rede, programação para computação quântica. Os resultados do ensino a distância foram avaliados comparando-se a média de notas e frequência em relação aos anos anteriores.
Referência(s)