Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RODA DE CONVERSA ON-LINE

2022; Volume: 31; Issue: 03 Linguagem: Português

10.14295/momento.v31i03.14008

ISSN

2316-3100

Autores

Lílian Moreira Cruz, Lívia Andrade Coelho,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças substanciais na vida das pessoas, seja no âmbito profissional, pessoal ou acadêmico. Para manter as medidas restritivas de distanciamento social instituídas pela Organização Mundial de Saúde – OMS, no ano de 2020, os/as pesquisadores/as foram provocados a criar estratégias metodológicas para produção de dados de suas pesquisas: o que até então seria realizado de forma presencial passou por modificações e/ou adequações para ser realizado de forma virtual e/ou on-line. Posto isto, este ensaio acadêmico tem como objetivo discutir os limites e possibilidades para realização da roda de conversa on-line como técnica para produzir dados de pesquisas no campo educacional. Esta investigação implica, necessariamente, delimitar: a) abordagem de pesquisa, b) ferramenta digital; c) horário; d) sujeitos participantes; e) conteúdo; f) tempo. O resultado do estudo em questão mostra que a roda de conversa on-line se configura como uma técnica de partilhamento de experiências pessoais e profissionais que fomenta o diálogo, a reflexão, a formação, entre outras mais. Contudo, requer do/a pesquisador/a planejamento prévio de cada ação que esta técnica exige, para assegurar a participação das pessoas sem maiores intercorrências técnicas, que inviabilizem e/ou prejudiquem sua plena participação e interação com o grupo, de forma a produzir os dados almejados para as análises e conclusão da pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX