
Consulta remota a pessoas com transtornos alimentares durante a pandemia de COVID-19
2022; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 76; Issue: suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167-2022-0197pt
ISSN1984-0446
AutoresCamila Biscácio Falco, María Angélica de Almeida Peres, José Carlos Appolinário, Lívia Lopes Menescal, I. Tavares,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRESUMO Objetivos: analisar as experiências subjetivas relacionadas à adaptação ao atendimento remoto por usuários com transtornos alimentares durante a pandemia de COVID-19. Métodos: estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado com usuários de um ambulatório especializado em transtornos alimentares. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada remota, utilizando-se o aplicativo Google Meet. Os dados foram submetidos à análise lexical por meio do software ALCESTE e discutidos à luz das evidências científicas. Resultados: a consulta remota é uma estratégia positiva, mas não substitutiva da modalidade presencial. Vantagens como economia financeira, maior contato com os profissionais e flexibilização de horários de atendimentos foram citadas. Dificuldade de avaliação clínica em relação ao peso, sinais vitais e pouco domínio da tecnologia foram apontados como limitações. Considerações Finais: o estudo induz a discussão sobre sistematização dos atendimentos remotos, os quais, durante a pandemia de COVID-19, foram responsáveis por fornecer maior sensação de suporte às pessoas com transtornos alimentares.
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