Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas de formação docente no curso de licenciatura diurno de ciências biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: entre coletivos de pensamento e circulação de ideias

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2022.e85037

ISSN

1982-5153

Autores

Beatriz Pereira, Larissa Zancan Rodrigues, Adriana Mohr, Nadir Castilho Delizoicov,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que discute a formação de professores do curso diurno de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir dos programas de formação de Pérez-Gómez e à luz de categorias fleckianas (estilo de pensamento, coletivo de pensamento e circulação de ideias). A metodologia utilizada foi análise documental da matriz curricular e dos programas das disciplinas obrigatórias, além de análise de questionários respondidos por professores formadores. Os resultados mostram a presença de duas perspectivas de formação presentes no currículo: acadêmica, que engloba ¾ das disciplinas; e prática com aproximadamente ¼ das disciplinas. A análise das respostas de docentes formadores permite identificar quatro coletivos de pensamento no curso: acadêmico, acadêmico-técnico, técnico-prático e técnico. A relação entre o que preconizam os documentos do curso e o que dizem os docentes permite traçar um perfil sobre a formação de professores de Ciências Biológicas, além apontar caminhos para a atuação dos egressos na educação básica.

Referência(s)