Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O discurso estatístico na educação matemática: o calcanhar de aquiles e as prescrições salvacionistas

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2022.e84590

ISSN

1982-5153

Autores

Paula Cristina Bacca, Cláudia Regina Flores,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo intenta uma análise discursiva sobre a Educação Matemática a partir das avaliações educacionais. Problematizou-se reportagens em jornais e portais de notícias com base na análise de discurso foucaultiana. A análise evidencia o uso do número como potente condutor dos pressupostos neoliberais e como reforçador de verdades sobre a Educação Matemática: 1) haveria uma crise, pois os dados são péssimos; 2) os professores são os culpados pela crise instaurada e 3) a implementação das pedagogias ativas e o maior investimento na formação de professores seriam as soluções consideradas adequadas. Conclui-se ao final que da forma como a Educação Matemática vem sendo ranqueada, calculada e aferida, esse processo produz um regime de verdade que reduz os espaços de liberdade na docência, posto que dar conta dessas imposições é uma luta sem fim e contrária a identidade de cada professor: o neoliberalismo é insaciável.

Referência(s)