Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Educação Desenvolvimental Holística (EDH) no nível pré-escolar

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/obv6n3.a2022-67638

ISSN

2526-7647

Autores

Bronislav Zeltserman, Margarita Dubina, Margarita Dragile, Maria Pekarskaia, Irina Maluhina, Inta Baltina,

Tópico(s)

Innovative Educational Technologies

Resumo

O artigo relata as melhores práticas e invenções no desenvolvimento da educação pré-escolar a respeito do conteúdo, da didática e da relação educador-criança realizadas no Centro Pedagógico “Experimentar”, da cidade de Riga, capital da Letônia. Baseia-se nos princípios básicos da Educação Desenvolvimental Holística (EDH), tendo como base os pressupostos teóricos de L. S. Vigotski, B. D. Elkonin e V. V. Davidov. Aborda os seguintes temas e questões: (1) particularidades da orientação psicológica dos alunos, bem como da formação de psicólogos e educadores; (2) alguns exemplos de tarefas de estudo de lições de matemática e lógica para pré-escolares. Este material é de caráter metodológico e dirigido a educadores e psicólogos que trabalham com crianças em idade pré-escolar, que estão interessados no desenvolvimento profissional, bem como na implementação de abordagens inovadoras para alcançar resultados qualitativos relevantes. Também pode ser útil para os pais, a fim de organizar um tempo livre criativo para seus filhos ou fornecer a eles processos de aprendizagem desenvolvimental adicionais em casa.

Referência(s)