Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD)

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/obv6n3.a2022-67640

ISSN

2526-7647

Autores

Bronislav Alexandrovich Zeltserman, Роберто Валдес Пуэнтес, Andréa Maturano Longarezi,

Tópico(s)

Educational Research and Pedagogy

Resumo

Bronislav Alexandrovich Zeltserman (1947) é o fundador e líder indiscutível do Grupo de Riga (Letônia). A presente entrevista com Zeltserman foi realizada entre agosto e novembro de 2022, por ocasião da abertura do 1º Ciclo Internacional de Entrevistas com os principais representantes da TAD. Mais do que uma entrevista convencional com perguntas prontas e respostas frias, resultou em um diálogo que se estendeu por espaço de quase três meses ao longo dos quais o entrevistado pode reconstruir mentalmente todo o processo de gênese, desenvolvimento e consolidação dos quatro pilares fundamentais da TAD na República da Letônia (o Grupo de Riga, o periódico Vestnik o Centro Pedagógico “Experimentar” e a Escola Innova). O modo como o grupo integrou harmonicamente os pressupostos da TAD, de D. B. Elkonin, V. V. Davidov, V. V. Repkin e colaboradores, com os fundamentos da MAPS (Metodologia da Atividade do Pensamento Sistêmico), concebida por G. P. Shchedrovitsky e colaboradores, sentaram as bases para o nascimento, no final da década de 1980, de uma nova variante do sistema psicológico e didático D. B. Elkonin e V. V. Davidov.

Referência(s)