Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalho docente na Educação Infantil: análise sobre as diretrizes de São Bernardo do Campo (SP)

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rp.v33i1.74596

ISSN

2238-8850

Autores

Jéssica Tavares Luz, Almir Martins Vieira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Embora exista o consenso entre os estudiosos da Educação Infantil de que o cuidar e o educar devem acontecer demaneira indissociável, a realidade expressa nos editais de convocação para concurso público por vezes apresentauma concepção dicotômica desses eixos. Busca-se, com este estudo, compreender o espaço ocupado e o trabalhodesenvolvido pela auxiliar de classe na Educação Infantil de São Bernardo do Campo, tendo como ênfase o cuidare o educar. Por meio de análise documental, buscou-se identificar a concepção da prefeitura sobre a função daauxiliar em educação, segundo o que propugnam os documentos oficiais do município. Os resultados apresentaramincongruências entre os compromissos assumidos nos documentos oficiais da prefeitura e a maneira como a gestãodos cargos, principalmente o da auxiliar em educação, é realizada, revelando visão e práticas assistencialistas deeducação em alguns aspectos, principalmente no que tange à educação e ao cuidado na etapa da Educação Infantil.

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