Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PIBID e a política de formação de professores/as: avanços e retrocessos

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rp.v33i1.74593

ISSN

2238-8850

Autores

Antonio Higor Gusmão dos Santos, Ângelo Rodrigo Bianchini,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Em meio a grandes retrocessos educacionais que vive o Brasil, o presente trabalho tem o objetivo de analisar, àluz do Ciclo de Políticas, como a política de formação de professores/as tem influenciado o funcionamento doPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Utilizando a pesquisa documental, buscou-sepor meio dos ordenamentos legais lançados no interstício de 2007, no governo Lula, até 2020, no governoBolsonaro, como se comportou a política de formação de professores/as e o PIBID em seu contexto da influênciae da produção do texto. Após análise, percebeu-se que o programa sofre influência direta do que acontece napolítica nacional, caracterizando-se em três fases: uma de crescimento, outra de estabilidade e uma marcada porum projeto de descontinuidade do programa, cabendo, então, neste momento, à sociedade civil, aos movimentosde educadores/as e pesquisadores/as, serem resistentes quanto ao retrocesso e serem transformadores dessarealidade cruel.

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