
Estratégia educacional em pacientes com insuficiência cardíaca crônica
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 15 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i15.37520
ISSN2525-3409
AutoresTânia Rúbia Flores da Rocha, Darci Ramos Fernandes, José Albuquerque de Figueiredo Neto, Jorgiléia Braga de Melo, Kátia Maria Sousa de Deus, Glauce Oliveira Lima Gonçalves, Arthurieta Silva, Lise Garcia Coutinho, Maria Paula Rocha Machado, Ricardo Mourilhe‐Rocha,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA insuficiência cardíaca (IC) é considerada um grave problema de saúde pública cuja elevada prevalência está associada ao envelhecimento populacional e a melhorias no tratamento. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma estratégia educacional na qualidade de vida e na adesão ao tratamento ambulatorial dos pacientes com insuficiência cardíaca crônica. Trata-se de um estudo clínico randomizado, com divisão em grupos intervenção (GI) e controle (GC) por meio de amostragem aleatória simples. Todos os dados foram analisados utilizando STATA 14.0 e o nivel de significância de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A partir dos resultados, a comparação entre os grupos após a intervenção educativa evidenciou significância estatística apenas na avaliação da qualidade de vida pelo questionário WHOQOL-BREF, nas dimensões psicológica e meio ambiente. No entanto, nenhuma diferença estatística foi relatada nas pontuações de adesão ao tratamento entre os grupos após a intervenção. A classificação da qualidade de vida (QV) pelo Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) após 12 meses de intervenção, que os pacientes classificados com boa QV passaram de 33,3% para 57,41%, com moderada QV aumentou de 31,48% para 38,89% e com ruim QV houve redução de aproximadamente 90%.
Referência(s)