
O conteúdo curricular da capoeira nos cursos de Educação Física: possibilidades e estratégias do ensino docente
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 15 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i15.36483
ISSN2525-3409
AutoresJefferson Florêncio Rozendo, George Almeida Lima, Mabel Dantas Noronha Cisne, Aline Soares Campos, Isabelle Maria Braga da Silva, Raphaela Alves Feitosa de Oliveira, Jean Silva Cavalcante, Leandro Nascimento Borges, Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Heraldo Simões Ferreira,
Tópico(s)Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education
ResumoAtravés do presente ensaio, investigamos o Conteúdo Curricular da Capoeira nos Cursos de Educação Física: Possibilidades e Estratégias do Ensino Docente, baseada nas Diretrizes Curriculares, Resoluções CNE/CP nº 01 e 02/2002 e 07/2004, sobre o processo formativo da Educação Física. Para tanto, trabalhamos nas seguintes perspectivas: análise histórica pertinente a capoeira no mundo se desdobrando ao Brasil, formação profissional em Educação Física; a Capoeira e seus aspectos culturais, a capoeira como arte e educação o debate sobre as tendências da Educação Física. O objetivo foi identificar como a capoeira pode ser inserida nos cursos de Educação Física. Assim, concluímos que são poucos os estudos empíricos em relação aos resultados do conteúdo curricular da capoeira nos cursos de Educação Física a partir do atual cenário normativo, que existem margens para a escolha de competências críticas no processo de formação profissional envolvendo a capoeira. Conclui-se, que os professores estão comprometidos com o cenário educativo produzindo conteúdo na área da capoeira e repassando para os educandos com o intuito de oferecer uma formação de novos profissionais e pesquisadores no campo da Educação Física, além de possibilitar resgatar essa cultura, propondo a construção de uma grade curricular com o conteúdo da Capoeira nos Cursos de Educação Física, possibilitando estratégias no ensino docente, dessa forma, propondo a formação de um profissional para atuar incorporando esse resgate cultural.
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