
Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v18i49.11095
ISSN2178-2679
AutoresJefferson do Carmo Andrade Santos, Paulo Boa Sorte, Emanuelle Silveira Nunes Barros,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoMemes podem ser definidos como pequenas unidades de sentido transmitidas e transformadas de pessoa para pessoa em processos de cópia e imitação (DÍAZ, 2013; DAWKINS, 1976). Com o passar do tempo, as teorias sobre memes foram revisitadas devido a questões contemporâneas envolvendo tecnologias na sociedade (SHIFMAN, 2014). Com base nesses aspectos, apresentamos e analisamos uma pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999; FLICK, 2009) caracterizada pelo levantamento de memes da Internet e uma proposta de sequência didática no contexto de aulas de língua inglesa. As análises foram fundamentadas na perspectiva da leitura crítica e da justiça social (JORDÃO, 2017). Como resultado, apontamos os memes como recursos potencializadores para o estabelecimento da crítica social em sala de aula, uma vez que eles podem retratar realidades diversas.
Referência(s)