Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v18i49.11095

ISSN

2178-2679

Autores

Jefferson do Carmo Andrade Santos, Paulo Boa Sorte, Emanuelle Silveira Nunes Barros,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Memes podem ser definidos como pequenas unidades de sentido transmitidas e transformadas de pessoa para pessoa em processos de cópia e imitação (DÍAZ, 2013; DAWKINS, 1976). Com o passar do tempo, as teorias sobre memes foram revisitadas devido a questões contemporâneas envolvendo tecnologias na sociedade (SHIFMAN, 2014). Com base nesses aspectos, apresentamos e analisamos uma pesquisa documental (LAVILLE; DIONNE, 1999; FLICK, 2009) caracterizada pelo levantamento de memes da Internet e uma proposta de sequência didática no contexto de aulas de língua inglesa. As análises foram fundamentadas na perspectiva da leitura crítica e da justiça social (JORDÃO, 2017). Como resultado, apontamos os memes como recursos potencializadores para o estabelecimento da crítica social em sala de aula, uma vez que eles podem retratar realidades diversas.

Referência(s)