
Educar com o coração: um caminho sensível, possível da docência
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v18i49.11528
ISSN2178-2679
AutoresMarta Catunda, Iván Fortunato,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste texto inacabado trata da afetividade, do sensível, dos caminhos do coração na educação. Inacabado em duplo sentido, tanto pela incompletude do ser humano que pode sempre se desenvolver, quanto pela triste e demasiada precoce passagem de sua primeira autora, impossibilitando que a tessitura das ideias fosse levada a cabo. Mesmo inconcluso, traz importante reflexão sobre a necessidade de estarmos atentos aos afetos, às emoções e à sensibilidade humana antes dos elementos concretos, racionais e objetivos da vida. Em essência, o texto discute sobre a importância de a docência reconhecer que o coração é tão, senão mais, humano que a razão.
Referência(s)