Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educar com o coração: um caminho sensível, possível da docência

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 49 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v18i49.11528

ISSN

2178-2679

Autores

Marta Catunda, Iván Fortunato,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este texto inacabado trata da afetividade, do sensível, dos caminhos do coração na educação. Inacabado em duplo sentido, tanto pela incompletude do ser humano que pode sempre se desenvolver, quanto pela triste e demasiada precoce passagem de sua primeira autora, impossibilitando que a tessitura das ideias fosse levada a cabo. Mesmo inconcluso, traz importante reflexão sobre a necessidade de estarmos atentos aos afetos, às emoções e à sensibilidade humana antes dos elementos concretos, racionais e objetivos da vida. Em essência, o texto discute sobre a importância de a docência reconhecer que o coração é tão, senão mais, humano que a razão.

Referência(s)