
RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS ENVOLVIDOS NAS PROVAS DA OBMEP E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS PRESCRITAS NA BNCC
2022; Volume: 11; Issue: 26 Linguagem: Português
10.33871/22385800.2022.11.26.469-491
ISSN2238-5800
AutoresEmanuel de Souza Jordão, Simone de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste estudo objetivou relacionar os conteúdos geométricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aqueles solicitados para as resoluções das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) considerando o desempenho dos estudantes participantes de tal olimpíada. Realizou-se uma pesquisa documental, por meio da qual foram selecionadas e analisadas as provas da OBMEP do período de 2015 a 2019, níveis 1 e 2, e os conteúdos matemáticos da BNCC. Identificou-se uma conexão entre os conteúdos determinados pelo documento e aqueles necessários à realização das provas na área de Geometria, bem como o reconhecimento de que as escolas dedicadas à preparação de seus alunos para as provas da Olimpíada alteraram seu desempenho geral em Matemática. Concluiu-se que há correlação entre as indicações de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos previstas na base curricular e os conhecimentos necessários para resolver as questões das provas. Ademais, a participação dos estudantes nas olimpíadas provocou o aumento das notas em Matemática, o que revela a necessidade de realização de outras pesquisas com o intuito de buscar alternativas para a superação do fracasso escolar nessa área.
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