Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS GEOMÉTRICOS ENVOLVIDOS NAS PROVAS DA OBMEP E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS PRESCRITAS NA BNCC

2022; Volume: 11; Issue: 26 Linguagem: Português

10.33871/22385800.2022.11.26.469-491

ISSN

2238-5800

Autores

Emanuel de Souza Jordão, Simone de Souza, Solange Franci Raimundo Yaegashi,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este estudo objetivou relacionar os conteúdos geométricos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aqueles solicitados para as resoluções das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) considerando o desempenho dos estudantes participantes de tal olimpíada. Realizou-se uma pesquisa documental, por meio da qual foram selecionadas e analisadas as provas da OBMEP do período de 2015 a 2019, níveis 1 e 2, e os conteúdos matemáticos da BNCC. Identificou-se uma conexão entre os conteúdos determinados pelo documento e aqueles necessários à realização das provas na área de Geometria, bem como o reconhecimento de que as escolas dedicadas à preparação de seus alunos para as provas da Olimpíada alteraram seu desempenho geral em Matemática. Concluiu-se que há correlação entre as indicações de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos previstas na base curricular e os conhecimentos necessários para resolver as questões das provas. Ademais, a participação dos estudantes nas olimpíadas provocou o aumento das notas em Matemática, o que revela a necessidade de realização de outras pesquisas com o intuito de buscar alternativas para a superação do fracasso escolar nessa área.

Referência(s)