Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aspectos da educação integral no Brasil: disputas conceituais, ideológicas e políticas

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/repod-v12n1a2023-66468

ISSN

2238-8346

Autores

Carlos Wagner Costa Araújo, Renata Gerhardt Barcelos, Luciana dos Santos Célia, Jaqueline Moll,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A educação integral é objeto de estudo por vários educadores, grupos de pesquisa e interessados pelo tema, porém existem contradições e distopias conceituais. Este ensaio tem por objetivo analisar e dialogar com referenciais teóricos da educação integral, a partir da produção e experiências de: Anísio Teixeira, Maria Nilde Mascellani, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Jaqueline Moll. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental. Utilizou-se para análise: textos, artigos e documentos oficiais da educação brasileira que versam sobre o tema. Concluiu-se que as bases conceituais e históricas da educação integral precisam ser revisitadas, problematizadas e refletidas, para que não haja distorções nas políticas públicas implementadas ou em fase de implementação.

Referência(s)