
BICHO DE SETE CABEÇAS? TFC EM LICENCIATURAS DA UAB E FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES
2022; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17143/rbaad.v21i1.625
ISSN2359-0343
AutoresReinaldo Portal Domingo, Luiz Alberto Rocha de Lira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO estudo apresentado neste artigo articula-se à política nacional de melhoria da formação de professores do Ministério da Educação (MEC), que, por meio de projetos e programas descentralizados junto às universidades brasileiras, principalmente as públicas, vem sendo implementada com incentivo à inclusão de atividades de pesquisa relacionadas ao processo de formação docente. Em seu campo teórico, a investigação fundamenta-se na abordagem reflexiva de autores e pesquisadores que discutem a temática formação do professor-pesquisador. No campo empírico da pesquisa, referenciais subsidiam à análise e composição dos dados: (1) Relatório Parcial do Grupo Nacional de Formação Cientifica; (2) Projeto Piloto de Iniciação Cientifica (2021), desenvolvido pela equipe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, ainda, (3) Respostas ao questionário aplicado ao grupo de quarenta e dois discentes em fase de orientação e finalização do Trabalho de Final de Curso (TFC). É possível compreender que o ensino-pesquisa, aliados às atividades de extensão, representam estímulos acadêmicos que regem o funcionamento de todas universidades públicas, e no caso da UAB não é diferente. Portanto, algumas das principais ações de incentivo à comunidade UAB tem se intensificado por meio da prospecção de estudos e pesquisas, sobretudo no campo teórico e prático de um conceito inovador para uma formação de um professor pesquisador, ou seja, a inserção do tema pesquisa nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas apresenta-se como requisito à melhoria da formação, principalmente devido ao fortalecimento e aprimoramento das ferramentas tecnológicas aplicadas à educação.
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