Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RESULTADOS DO GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ESTADO DE RORAIMA

2022; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: Especial Linguagem: Português

10.23926/rpd.2022.v7.nespecial.e22111.id1768

ISSN

2526-2149

Autores

Soraya de Araújo Feitosa, Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Oscar Tintorer Delgado, Héctor José García Mendoza,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática está vinculado à Universidade Federal de Roraima, trabalha em parceria com o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima e com o Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. O objetivo do artigo é analisar as contribuições dos estudos e investigações realizados pelo Grupo de Pesquisa no estado de Roraima para a Teoria Histórico-Cultural da Atividade na Educação Matemática no ensino fundamental, médio e superior. As pesquisas aqui apresentadas e discutidas utilizaram procedimentos metodológicos preferencialmente qualitativos e se concentraram na aprendizagem discente referente ao componente curricular de matemática. Os resultados obtidos nos estudos realizados em nível de graduação, mestrado e doutorado na área de Educação Matemática, apontam avanços tanto nos procedimentos teórico-metodológicos quanto na aprendizagem discente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX