
RESULTADOS DO GRUPO DE PESQUISA DIDÁTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ESTADO DE RORAIMA
2022; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 7; Issue: Especial Linguagem: Português
10.23926/rpd.2022.v7.nespecial.e22111.id1768
ISSN2526-2149
AutoresSoraya de Araújo Feitosa, Naralina Viana Soares da Silva Oliveira, Oscar Tintorer Delgado, Héctor José García Mendoza,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática está vinculado à Universidade Federal de Roraima, trabalha em parceria com o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima e com o Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. O objetivo do artigo é analisar as contribuições dos estudos e investigações realizados pelo Grupo de Pesquisa no estado de Roraima para a Teoria Histórico-Cultural da Atividade na Educação Matemática no ensino fundamental, médio e superior. As pesquisas aqui apresentadas e discutidas utilizaram procedimentos metodológicos preferencialmente qualitativos e se concentraram na aprendizagem discente referente ao componente curricular de matemática. Os resultados obtidos nos estudos realizados em nível de graduação, mestrado e doutorado na área de Educação Matemática, apontam avanços tanto nos procedimentos teórico-metodológicos quanto na aprendizagem discente.
Referência(s)