Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação da qualidade de serviços em clínica escola odontológica na visão dos acadêmicos

2022; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30979/revabeno.v22i2.1623

ISSN

2595-0274

Autores

Suianny Fauth, Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima, Ingrid Cordeiro Monte, Dulce Maria de Lucena Aguiar, Paula Borges Jacques, Paulo Leonardo Ponte Marques,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de acadêmicos de Odontologia quanto à qualidade dos serviços prestados no âmbito da clínica de uma universidade privada do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter avaliativo e corte transversal realizada com 201 estudantes matriculados do 4º ao 10º semestre de graduação, que prestaram atendimento clínico aos pacientes. Realizou-se a coleta de dados no período de abril a setembro de 2019, por meio da aplicação de um questionário contendo 35 questões objetivas, dividido em três blocos relacionados a: infraestrutura; qualidade do atendimento clínico; e ações gerenciais. Dos 201 participantes, em quesitos relacionados à infraestrutura, 187 (93%) apontaram adequadas condições de uso, 198 (98,5%) boas condições de limpeza e 188 (93,5%) afirmaram que as instalações da clínica garantem condições de acessibilidade e mobilidade. Em relação à qualidade do atendimento, 102 (50,7%) participantes apontaram que houve orientação ao paciente após o tratamento, porém 200 (99,5%) afirmaram que é realizado o encaminhamento entre as clínicas quando necessário para completar o tratamento. Para os aspectos gerenciais, 95 (47,3%) indicaram que são disponibilizados canais de comunicação aos pacientes, e 156 (77,6%) afirmaram que existe uma relação democrática e cooperativa com a coordenação. Os aspectos da qualidade relacionados ao âmbito da clínica escola foram considerados satisfatórios, contudo, existe a necessidade de uma análise mais aprofundada no processo de comunicação e monitoramento das ações para contínua melhoria da qualidade.

Referência(s)
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