Artigo Acesso aberto

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA ESCOLA: UMA REVISÃO NARRATIVA

2022; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v3i12.2196

ISSN

2675-6218

Autores

Marcus Vinícius de Alencar Bezerra, Mirella Costa Gomes da Silva, Nathalia Castelo Branco Vieira Miranda de Carvalho, Joílson Ramos de Jesus, Juarez Lobo Bessa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Desde 2013, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é entendido como o transtorno que engloba o conjunto de outras condições como a Síndrome de Asperger, o Transtorno Autista, o Transtorno Desintegrativo da Infância (Síndrome de Heller), o Transtorno de Rett e o Autismo Atípico. Sabendo da necessidade de integração e dos desafios escolares, o presente estudo buscou mostrar a importância da inserção de crianças autistas em classes cotidianas da rede regular de ensino, demonstrando também como possivelmente essa inserção pode ser feita, através do contato de crianças com e sem o transtorno, evidenciando os benefícios de troca de experiências e de cooperação entre si. Por isso, também são brevemente revisados os aspectos de tipos e graus autistas uma vez que é sabidamente desafiador para quaisquer indivíduos envolvidos durante esse processo: a dificuldade de interação social, de contato visual e de muitas vezes isolamento social por parte do autista acrescido de comportamentos estereotipados, preconceituosos e práticas de bullying dos colegas de classe refletem em um prisma de complexidade que pode resultar em medo e recusa por parte dos pais ao cogitarem educação dos seus filhos em âmbito escolar

Referência(s)