
Nível de conhecimento sobre Lasers e Leds entre graduandos de Odontologia
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 16 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i16.37975
ISSN2525-3409
AutoresLarissa Almeida dos Santos, Rosane Camargo Belém, Ana Cláudia Garcia Rosa, Eduardo Zambaldi da Cruz, André Machado de Senna,
Tópico(s)Social Media in Health Education
ResumoAs pesquisas a respeito da utilização clínica dos Lasers se iniciaram nos anos 1960 e a partir da década de 1990 os estudos clínicos se intensificaram. O uso das tecnologias baseadas em luz, os Lasers e os leds, tem aumentado exponencialmente, com excelentes resultados clínicos e satisfação dos pacientes. Apesar da expansão do uso clínico, a evolução do ensino nas faculdades dá indícios de não seguir o mesmo ritmo e muitos dos conhecimentos necessários para o uso seguro dos Lasers e leds não são ensinados nas demais disciplinas da graduação em odontologia. Desta forma, o objetivo deste estudo foi verificar o nível de conhecimento sobre Lasers e leds entre graduandos de Odontologia de uma faculdade que oferece a disciplina de Laser em odontologia como eletiva em sua estrutura curricular. Para tanto, um questionário estruturado foi aplicado a alunos de graduação do primeiro ano e do último ano. Noventa e nove alunos consentiram em participar da pesquisa e responderam ao questionário. Os resultados puderam demonstrar que o nível de conhecimento sobre Lasers e leds entre graduandos de Odontologia vem aumentando e uma disciplina específica na área, mesmo que opcional, contribui para agregar expressivo nível de conhecimento e confiança aos graduandos em odontologia.
Referência(s)