Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de jogos sérios para reabilitação neurológica de pacientes

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 16 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i16.37437

ISSN

2525-3409

Autores

Rascius – Endrigho de Alcântara Uchôa Belfort, Mário Oliveira Lima, Alessandro Corrêa Mendes, Rodrigo Álvaro Brandão Lopes-Martins, Halysson Carvalho Silva Júnior, Hernandes Erick de Sousa Rodrigues, Danilo Márcio Lima de Carvalho, Rafaela da Silva Prado, Isabela Mieko Sakihara, Marcos Vinicius Carvalho Miranda, Fernanda Púpio Silva Lima,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O objetivo desse artigo foi demonstrar o desenvolvimento de um a coletânea de exergames para reabilitação neurológica denominada de Therapy Game and System (TGS). Foi escrito a princípio um Game Desing Document (GDD) sobre todos os detalhes que foram desde divisão de cada membro da equipe até a própria mecânica dos jogos. A engine de desenvolvimento de jogos eletrônicos distribuída gratuitamente chamada de UNITY 2018, que utiliza a linguagem de programação C# foi utilizada para implementação de todo conceito do software, e com auxílio do programa Photoshop 2020 foi possível desenhar o layout gráfico. Para a jogabilidade foi empregado o conceito de Interface Humana do Usuário com a utilização do dispositivo Makey Makey. Foram elaborados seis jogos divididos em duas coletâneas de três cada. Ambas foram registradas como programa de computador no NIPI. Testes preliminares foram feitos as quais os jogos se mostraram funcionais, entretanto, futuros ajustes gráficos e de jogabilidade deverão ser executados. Trata-se de uma tecnologia de baixo custo e com o desenvolvimento alicerçado com embasamentos científicos a respeito do tema e refinamentos do próprio software afim de proporcionar uma experiência agradável e efetiva aos pacientes.

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