Artigo Acesso aberto

Desigualdade e mulheres indígenas em espaços educacionais

2022; Volume: 24; Linguagem: Português

10.22483/2177-5796.2022v24id4848

ISSN

2177-5796

Autores

María Leticia Briseño Maas, Thalía Érika Bernabé Morales,

Tópico(s)

Feminism, Gender, and Social Issues

Resumo

No México, a população indígena enfrenta persistentes situações de discriminação e racismo que se reproduzem por meio de diversos simbolismos. O indígena através do cinema e da televisão é representado por personagens pobres, atrasados, ingênuos e ignorantes; especificamente, a representação das mulheres indígenas é principalmente de trabalhadoras domésticas, submissas e sem possibilidade de agência; representação que impacta no imaginário das mulheres e na forma como estas se desenvolvem em outros espaços como a educação. Este texto busca realizar uma análise em dois sentidos: primeiro, identificar os problemas enfrentados pelas mulheres no contexto de Oaxaca e os obstáculos que enfrentam para sua incorporação ao espaço universitário; e, em segundo lugar, aborda a experiência pedagógica e de pesquisa na qual três jovens universitárias participaram como bolsistas de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual de Oaxaca; discutindo fundamentalmente estereótipos e mandatos de gênero que estão presentes em sua carreira estudantil.

Referência(s)