Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo experimental do leiaute de disposição dos materiais de absorção sonora em uma sala de aula

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 8; Issue: 10 Linguagem: Português

10.18540/jcecvl8iss10pp14858-01i

ISSN

2527-1075

Autores

Leandro Neves de Assis, Leonardo Dornel de Mello, Marlipe Garcia Fagundes Neto,

Tópico(s)

Hearing Loss and Rehabilitation

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo geral investigar a disposição dos materiais de absorção sonora em salas de aula, através dos parâmetros acústicos obtidos. As salas de aula têm como função a promoção da aprendizagem através da comunicação oral e da audição. Assim, uma das principais propriedades físicas que determinam o sucesso desta função é a qualidade acústica das salas de aula. A inteligibilidade da fala é um dos parâmetros mais relevantes e pode ser melhorado minimizando o ruído e reduzindo a reverberação. Uma tática para diminuir a reverberação de uma sala é o amortecimento das ondas sonoras, utilizando materiais absorventes como: cadeiras acolchoadas, cortinas, carpetes e painéis de absorção sonora (PAS). No entanto, a influência do posicionamento dos elementos, principalmente dos PAS, é pouca estudada. Para a realização os experimentos das posições com as PAS, utilizamos o Laboratório de Mecânica Aplicada (LabMEC), localizado na UFG. Baseado na ISO 3382-2 foram selecionados 2 e 3 pontos distintos para a fonte sonora e receptor, respectivamente, 5 configurações de quantidade de PAS e 3 posicionamentos dos PAS, resultando em um experimento fatorial completo geral com 4 fatores. Os testes foram feitos variando de zero a quatro PAS, sempre em diferentes posições. Os dados obtidos foram analisados pela técnica da análise de variância (ANOVA), almejando identificar os fatores mais significativos para o desempenho acústico do ambiente. Devido ao efeito dos PAS no amortecimento do som, espera-se que quanto maior quantidade de painéis, melhores serão os parâmetros acústicos. Além disso, a comparação dos leiautes quanto à disposição dos painéis, possibilitará a elucidação de quais posições melhorarão o tratamento acústico em salas de aula. Ao final, através da ANOVA será possível concluir que o desempenho acústico de uma sala de aula pode ser melhorado considerando outros fatores além da quantidade de PAS.

Referência(s)