Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“O cabelo cuidadosamente arrumado para o uso da boina”

2022; University of Porto; Issue: 63 Linguagem: Português

10.24840/esc.vi63.447

ISSN

2184-8408

Autores

Luciano Carlos Mendes Freitas Filho,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Apresento uma reflexão que busca problematizar as vinculações entre sentidos de “disciplinamento” com políticas curriculares, para fins de uma pretensa melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem no contexto escolar contemporâneo. A partir de análise de narrativas docentes e discentes de escolas do estado de Pernambuco e da Bahia, contraponho-me à referida vinculação e aposto nas discussões sobre a emergência dos sentidos de democracia radical -pluralista e agonística- , perfazendo-se no interior da escola. À luz de estudos pós-estruturalistas, com ênfase na discursividade, esse estudo busca reiterar a potência das relações sociais no contexto da prática curricularescolar enquanto mobilizadoras para pensarmos a diferença em um fluxo incontornável no interior de uma escola. Uma defesa do espaço escolar enquanto espaço-tempo aberto a processos de subjetivação, em múltiplas performances, resistindo, dessa forma, às tentativas de padronização dos sujeitos que circulam na escola.

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