
A ocupação do Armazém da Utopia na área portuária do Rio de Janeiro
2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 45 Linguagem: Português
10.5965/1414573103452022e0501
ISSN2358-6958
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO desafio para os grupos teatrais preocupados com o teatro socialmente engajado é reduzir os impasses do capitalismo por meio de atividades de artes cênicas em espaços alternativos para garantir o exercício da cidadania. A apropriação dos armazéns do patrimônio industrial não originalmente destinados ao teatro abriu novas possibilidades para as artes cênicas no Rio de Janeiro, além de trabalhar em diferentes escalas e produzir arquiteturas dramáticas. O entrevistado é o diretor teatral Luiz Fernando Lobo da Ensaio Aberto e comprova que a ocupação desse galpão centenário e desativado por um grupo teatral com longa trajetória na cena carioca é um ato de resistência. Lobo atribuiu ao prédio ocupado uma função social, significando um território de luta em um bairro histórico da periferia do Centro do Rio, como alternativa à lógica do city-marketing e do mercado imobiliário.
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