Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sensorialidade no espaço cênico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão

2022; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 45 Linguagem: Português

10.5965/1414573103452022e0114

ISSN

2358-6958

Autores

Delano Delfino, Cêça Guimaraens, Weber Schimiti,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

O artigo trata a sensorialidade na condição de atributo dos espaços cênicos e arquitetônicos onde aconteceram montagens das peças Vestido de Noiva, Roda Viva e Trate-me Leão, as quais foram encenadas no Rio de Janeiro no Theatro Municipal em 1943, no Teatro Princesa Isabel em 1968, e no Teatro Dulcina em 1977, respectivamente. Apresentamos a forma sob a qual a “sensorialidade” promoveu a quebra da “quarta parede”, buscando demonstrar que tal situação proporcionou aos espectadores excepcional experiência imersiva que se tornou de interesse histórico. Destacamos que os teatros onde as três peças estrearam possuem palcos do tipo italiano; além disso, ressaltamos que, àqueles tempos ditatoriais, as referidas montagens de Roda Viva e Trate-me Leão foram censuradas e os atores foram vítimas de violência e agressões.

Referência(s)