
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5965/2525530407022022e0107
ISSN2525-5304
AutoresMaría Verónica Fernández, Juan Ignacio Ferreras, Fábio Soren Presgrave,
Tópico(s)Diverse Musicological Studies
ResumoEsta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da Região da Puna, encontrados na Puneña n.º 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da Região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de como o compositor coloca em jogo os recursos pesquisados ao compor para o violoncelo, destacando alguns aspectos idiomáticos.
Referência(s)