Artigo Acesso aberto

Resgatando o protagonismo da criança como aluno

2022; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55602/rlic.v10i2.262

ISSN

2525-5754

Autores

Charline Becker, Deise Graciela Rott, Mônica Zimmermann, Marguit Carmem Goldmeyer,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Ao longo do ano de 2022, fomos desafiados no curso "Trilha 4 - Liderança inspiradora: Gerando engajamento e performance em tempos de transformações"! a exercitar nosso olhar de pesquisadores e pesquisadoras no contexto in loco da escola, buscando uma situação-problema no espaço de atuação profissional e, a partir disso, buscar estratégias de trabalho que pudessem ressignificar nossas práticas pedagógicas. Percebeu-se que os estudantes voltaram do período de pandemia com menos responsabilidades. Observou-se que os pais fazem cada vez mais pelos filhos: arrumar mochila, conferir conteúdos, fazer trabalhos escolares, etc. Assusta o grande número de pais que têm dificuldades para compreender, a necessidade de reflexão e modificação dos comportamentos que afetam o aluno/filho.

Referência(s)