Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n11-323
ISSN2525-8761
AutoresMarileia Vieira Cadete, Raimunda Gomes Da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO referente artigo visa trazer informações e reflexões sobre os fluxos migratórios femininos – meninas adolescentes venezuelanas para a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. Tem como objetivo realizar um breve levantamento histórico sobre migração de meninas adolescentes venezuelanas a respeito do acolhimento nas instituições de ensino, a partir dos relatórios OBMIgra 2020 e ACNUR/UNICEF que tem como imo a migração e educação. Busca-se revisitar esses relatórios dentro de um olhar de gênero, no sentido de verificar: que questões os relatórios registram sobre os processos de acolhimento das meninas nas escolas de Roraima, e em que medida as questões de gênero são problematizadas? Com relação à metodologia, será de cunho qualitativo, por meio de leitura dos relatórios supracitados e artigos que versam sobre a temática em estudo. Essas inquietações surgiram de estudos referentes às temáticas educação, migração e gênero, relacionadas à pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima, que buscou conhecer, por meio desses estudos, elementos e contribuições para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, acolhedora e de qualidade no estado de Roraima.
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