
estudo teoria ator-rede sobre a formação inicial de professores de ensino de ciências
2022; Volume: 24; Linguagem: Português
10.22483/2177-5796.2022v24id4855
ISSN2177-5796
AutoresIngriddy Nathaly Santos Moreira, Fábio Augusto Rodrigues e Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO texto apresentado se fundamentou em um estudo ator-rede e investigou processos de mobilização entre professores em formação de um subprojeto do PIBID de uma universidade no interior de Minas Gerais a partir da execução de uma oficina colaborativa. Ao longo de seis encontros, uma rede sociotécnica foi traçada com diversos actantes. Neste texto, trazemos um recorte da rede originada no quinto e sexto encontro, no qual pudemos observar as associações e translações entres os atores humanos e não humanos a partir das dúvidas expressas pelos pibidianos. A visita à mina de ouro do séc. XVIII juntamente com a atividades de elaboração de uma sequência didática geraram conflitos quando uma expectativa de uma abordagem antirracista foi agregada a discussão. Em nossos resultados, constatamos que a oficina colaborativa atuou na produção de híbridos, além de evidenciar o quanto o currículo eurocêntrico prescritivo é forte e como ainda atua como um referencial na formação de professores.
Referência(s)