
ECOS DO MODERNISMO NO CINEMA ANTROPOFÁGICO DE ROGÉRIO SGANZERLA
2022; Volume: 38; Linguagem: Português
10.47250/intrell.v38i1.p143-156
ISSN1980-8879
AutoresCaleb Benjamim Mendes Barbosa, Eduardo Melo França,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA partir de Rocha (2011), Vieira (2013), e Xavier (2014), o presente artigo procura investigar a influência do Modernismo de Oswald de Andrade e do Regionalismo de Gilberto Freyre na obra de Rogério Sganzerla; e como esta inseriu-se no debate sobre a emancipação da situação colonial da cultura brasileira. Quer nos manifestos, quer na narrativa fílmica O Bandido da Luz Vermelha (1968), o dialogo intersemiótico com os escritores modernistas redimensionam a problemática da constituição identitária da arte brasileira ao propor antropofagia de Tradição, Região e Modernidade enquanto alternativa viável que coloca em outro diapasão a velha relação de dependência cultural dos povos descolonizados.
Referência(s)