REFLEXÕES SOBRE LIVROS DE ARITMÉTICA PRODUZIDOS PELAS IRMÃS FRANCISCANAS DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS PARA O PÚBLICO FEMININO NO FINAL DO SÉCULO XIX
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português
10.46943/viii.conedu.2022.gt03.006
ISSN2236-3459
AutoresMALCUS CASSIANO KUHN, SILVIO LUIZ MARTINS BRITTO,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta reflexões sobre dois livros de aritmética produzidos pelas professoras do Colégio São José, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no final do século XIX, para o público feminino. Como o tema se insere na História da Educação Matemática, no estado gaúcho, este estudo qualitativo e documental ampara-se na história cultural para análise dos livros. A ideia defendida pelas autoras consistia em algo prático e necessário que visava facilitar o conhecimento de uma ciência nem sempre atrativa para as alunas do Colégio. Assim, buscava-se um ensino mais prático, a partir de uma relação contínua da teoria com situações práticas associadas a contextos das alunas. As obras abordam diferentes temas, iniciando com as quatro operações fundamentais com números naturais, redução de números complexos e incomplexos, frações ordinárias e decimais, razões e proporções, regra de três simples e composta, juros, regra de desconto e de companhia, mistura e liga, potência, raiz e geometria. As atividades propostas nos livros, em sua maioria, eram através de situações-problemas, desenvolvidos de forma oral e por escrito, com foco no processo de repetição, revelando uma tradição pedagógica de memorização. Com base no exposto, constata-se que a metodologia utilizada pelas professoras nos livros visava despertar nas alunas o desejo de alcançar o conhecimento matemático e sua aplicabilidade. Dessa forma, desejava-se que as egressas propagassem a tradição da Ordem das Irmãs Franciscanas, especialmente através de sua ação no magistério de escolas primárias em diferentes comunidades do Rio Grande do Sul.
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